domingo, 27 de junho de 2010

10km Brasil - Longe das Drogas Correndo

Hoje nas Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral de Brasilia, aconteceu a corrida 10km Brasil - longe das drogas correndo, percurso de 5km e de 10km.

A corrida com objetivo definido de combate as drogas, deixou o recado junto à galera de corredores presentes.

A situação requer repensar e rediscutir os rumos que a sociedade deve tomar para que as drogas não tenham facilidade de entrar na vida do indivíduo distruindo sonhos, famílias, o futuro.

No site Drogas Nunca Mais recolhemos alguns mitos que transcrevemos abaixo e incluimos algumas fotos que representaram o momento de vitalidade e satisfação vivido na corrida.

Mitos sobre as Drogas

Existem muitas idéias ligadas ao consumo de drogas que são vistas como fatos, que, no entanto nunca foram demonstrados... Não passam de mitos que no fundo servem apenas para sossegar as consciências individuais e coletivas.

O álcool não é uma droga

O álcool, apesar de ser legal, é uma droga, uma vez que tem efeitos no Sistema Nervoso Central, provocando alterações da percepção, da motricidade, dos reflexos, da capacidade de avaliação das situações e pode provocar dependência física e psíquica.
Beber pouco não afeta as capacidades para a condução

Não é verdade. Mesmo pequenas quantidades de bebidas alcoólicas têm efeitos ao nível da capacidade de concentração, da atenção, da motricidade e do tempo de reação. Para, além disso, esta diminuição das capacidades não é percebida pelo consumidor que muitas vezes até julga que estão aumentadas.

As saídas em grupo só são divertidas se toda a gente se embebedar

A capacidade das pessoas se divertirem tem a ver com o convívio que se estabelece entre elas, os laços que se criam, o contexto em que os encontros acontecem e não com o consumo de substâncias psico-ativas.

Fumar tabaco faz mais mal do que fumar haxixe

De um modo geral fuma-se haxixe misturado com tabaco, pelo que os efeitos da nicotina são acrescidos aos efeitos das diversas substâncias que compõem o haxixe, como a goma arábica e outras, que têm efeitos nocivos ao nível pulmonar.

O haxixe dá sempre sensação de bem-estar

Não é sempre assim. Com alguma freqüência o consumidor somatiza e amplia angústias e estados de espírito e a experiência pode não ser muito agradável, podendo ocorrer ansiedade, ataques de pânico e paranóia.

Veja abaixo as fotos:

1 - Largada

2 - A pose dos Amigos

3 - Final da corrida

3 - Pódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário