domingo, 28 de novembro de 2010

Circuito de Corrida da Caixa - Brasília

Oseas Magalhães, aniversariante do mês
Entre todos atrativos da corrida - o encontro com amigos, ver a performance dos corredores, a organização da corrida, todo colorido que um evento esportivo proporciona num domingo, teve hoje a comemoração do aniversário do amigo Oseas.
Depois de um bom tempo volta a correr.

Parabéns amigão!!

Curtam as fotos da corrida:

Alongamento
Federação de Atletismo

Largada
Chegada

Lances bonitos da corrida
Pose dos amigos

Aniversário do Oseas

Diferente

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

10ª Corrida da República

Um dia festivo, a corrida prometia ser tranquila.
O Parque da Cidade em Brasília, pomposo como sempre e agora com a chuva então - o verde toma conta, foi palco da 10ª Corrida da república.
O percurso circulou todo o parque no sentido horário. Largada com pequeno atraso, o clima era ameno e incetivador para um a boa corrida.
O sol apareceu, esquentou e a subida final quebrou muita gente.
Essa "criatura", (Setti) chegou de biquinho
Quem não conhecia o trecho suou, e muito. Os últimos cinco quilômetros são desgastantes. Quem poupou chegou melhor.

Vejas as fotos da Corrida (clique nos links):

1 - Os amigos nas corridas

2 - A espera

3 - Largada

4 - Lances diferentes

5- Chegada (1)

6 - Chegada (2)

7 - Chegada (3)

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Batalha de Maratona faz 2.500 anos

Segundo lenda, em 490 a.C um soldado correu 40 km até Atenas, para falar da vitória de gregos sobre o invasor

Domingo, cidade fará a maior maratona de sua história, celebrando o aniversário da batalha que deu origem à prova 

RODOLFO LUCENA 
EDITOR DE TEC



Atenas realiza no próximo domingo, 31 de outubro, a maior maratona de sua história. Mais que um evento esportivo, é uma celebração dos 2.500 anos da batalha que marcou o início da derrocada do até então imbatível e conquistador Exército persa. 
Em 490 antes de Cristo, na baía de Maratona, os gregos enfrentaram e derrotaram o invasor. Reza a lenda que um soldado foi designado para levar a boa-nova a Atenas. Correu os 40 km até a cidade, disse "Vencemos" e morreu. 
Mais de 2.000 anos depois, os organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos de nossa era resolveram criar uma prova homenageando o feito do mensageiro-mártir. 
Por ideia do historiador e linguista francês Michel Bréal, a lenda de Fidípides (o nome do soldado, supostamente) seria lembrada com uma corrida de longa distância. Nascia a maratona, que integrou o programa da primeira Olimpíada moderna, em 1896, em Atenas. 
Ela entrava também no imaginário esportivo, como prova de resistência, valor, heroísmo. Hoje, reúne multidões em todo o mundo -a maratona de Chicago, realizada no último dia 10, teve mais de 38 mil concluintes. Há um circuito internacional de grande maratonas, o World Marathon Majors (worldmarathonmajors.com), que funciona como um campeonato mundial e premia os vencedores com US$ 500 mil. 
Acima de tudo, esse tipo de corrida se espalhou pelo mundo e, além de prática esportiva, virou motivo para milhares de viagens, com agências especializadas em levar corredores para provas em destinos turísticos, históricos ou aventureiros, da Grande Muralha da China às pirâmides do Egito ou à encosta do Kilimanjaro. 
A maratona de Atenas (www.athensclassicmarathon.gr), no dia 31, atrai pelo seu peso histórico. O circuito supostamente reproduz o caminho que teria sido percorrido pelo lendário Fidípedes. 
A prova de 42.195 metros começa em Maratona e passa por pontos históricos, como a Tumba de Maratona, onde estão restos dos 192 guerreiros de Atenas que morreram naquela batalha. 
A chegada é no estádio Panathinaikos, construído em mármore sobre as ruínas da arena onde foram disputados os Jogos na Grécia Antiga. Ele foi o palco da primeira Olimpíada da era moderna e também ponto final da maratona de 2004, quando o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou o bronze depois de ser parado por um padre irlandês quando liderava a corrida com boa folga sobre o segundo colocado. 
Nos próximos dias, Atenas vai respirar maratona. Além da corrida, que vai reunir mais de 20 mil pessoas (há 12.500 inscritos na maratona, e o evento inclui provas de 10 km e 5 km), está programado um show multimídia sobre a história da corrida e da batalha da maratona. 
A cidade de Maratona, por sua vez, também vem aproveitando o aniversário. Ela é sede, desde 2004, do Museu da Maratona, que tem uma exposição permanente dedicada à maratona olímpica (www.marathon.gr/en/article.php?aid=80&catid=36&subid=0).
Também se orgulha do Museu Arqueológico da Maratona, este dedicado à batalha, que fica nos arredores da cidade (www.marathon.gr/en/article.php?aid=107&catid=58&subid=79). 
Maratona compartilha a comemoração com cidades-irmãs. Levou a Tocha da Maratona para Xiamen, na China, que participa das homenagens aos 2.500 anos da batalha. No mesmo dia da prova de Atenas, a tocha estará também em Washington, nas cerimônias da Marine Corps Marathon, uma das mais concorridas e festivas provas do gênero no planeta (www.marinemarathon.com). 
No mês passado, a festa foi na belíssima maratona de Toronto (www.torontowaterfront marathon.com/en/mara thonflame.htm). 
Quem quiser comemorar a efeméride participando de uma prova que faça parte do circuito, ainda há tempo. 
O site Marathon 2010 (www.marathon2010.org) lista uma série de eventos especialmente envolvidos na celebração; a maioria deles já foi realizada, mas há pelo menos duas provas que podem interessar ao corredor sedento por história e turismo: a da ponte de Penang (www.penangmarathon.gov.my/portal), na Malásia, que será realizada no mês que vem, e a de Xiamen (www.xmim.org/en), que está marcada para o início de janeiro.